O que faz um diálogo ruim? Embora esteja ligado ao gosto de cada um, acho que podemos traçar características de diálogos que irritam qualquer leitor.
É normal cometer esses erros. O importante é reconhecê-los e consertá-los durante a revisão.
Esses são alguns pontos que me fazem trincar os dentes quando leio.
Nomes próprios
Lembre-se de qualquer conversa sua recente, seja pelo telefone ou cara a cara. Quantas vezes você falou o nome da pessoa com quem conversou? Aposto que foram bem poucas. Talvez nenhuma.
— Oi, Thiago. Te vi no cinema ontem.
— Como assim, Isabella? Tem mais de um ano que não vou ao cinema.
— Então era um clone seu, Thiago.
É claro que exagerei, mas deu pra ver como é estranho. E mesmo não soando natural, vários autores parecem gostar disso.
Dependendo da entonação com que pronunciamos, faz sentido. Mas na página não fica tão legal.
MAIÚSCULAS e múltiplas exclamações!!!!!
Cinco pontos de exclamação, o sinal certo de uma mente insana. —Terry Pratchett em O Senhor da Foice
Não entendo esse recurso. Por que não expressar a ênfase de maneiras menos intrusivas? Parece que estão tentando compensar um diálogo fraco. É muito melhor ler uma descrição da postura do personagem, o que ele está sentindo, o que ele está fazendo.
Talvez a palavra ou frase em maiúscula, se for usada uma ou duas vezes durante todo o livro, possa ter impacto. Para expressar um grito ou algo parecido. Mas múltiplas exclamações? Melhor deixar para os anúncios de eletrodomésticos.
Que tal colocar três vírgulas para aumentar a pausa?
Muitas redundâncias demais em excesso
Ele discordou com a cabeça.
— Não — disse.
***
Olhei para o relógio da parede. Seis horas, finalmente. Não pude conter o sorriso.
— São seis horas, tô indo! — gritei.
Nós, leitores, somos inteligentes o bastante para não precisarmos de tudo explicado nos mínimos detalhes. Se ele discordou com a cabeça, sabemos que é não. Se ele viu que são seis horas no relógio, não precisa mencionar de novo no diálogo.
Além disso, se a frase anterior ao diálogo foi uma ação do personagem, não precisamos do “disse”. É óbvio que a fala é dele. E é óbvio que ele disse.
“Modificadores”, disse com desprezo
Advérbios e modificadores de diálogos atrapalham a leitura. A não ser, é claro, que não sejam óbvios.
Se um personagem está brincando com outro, não precisamos do “brincou”. Já entendemos.
É muito melhor ler as sublinhas, as expressões corporais e as atitudes do que ser martelado toda hora com a intenção da fala. Quando isso não é possível, então os modificadores são úteis. “Ele disse lentamente”.
Advérbios podem ser substituídos por verbos mais fortes mesmo fora dos diálogos. Choveu pesadamente = caiu um temporal.
Monólogos
Às vezes o diálogo se arrasta por uma página inteira. É muito mais fácil ler um diálogo salpicado com ações dos personagens. Mas isso pode levar a…
Diálogos quebrados demais
— Os zumbis estão vindo. — João olhou pela fresta da janela. — Estão por todo o lugar. — Ele se afastou e olhou para os amigos. — Um de nós vai ter que ficar pra trás. — Seus ombros caíram. — Alguém se oferece?
O modo como imaginamos uma conversa não fica do mesmo jeito na página. Diálogo quebrado demais compromete a leitura. Às vezes esse efeito repicado é a intenção do autor, e muitas vezes fica legal. Usado o tempo todo, irrita.
Tudo isso é obviamente pessoal. Muitos podem não se incomodar com esses exemplos. Talvez nem mesmo reparem nisso. Pra mim, uma boa história compensa esses erros. A menos que estejam em todas as páginas, não abandono um livro por isso.
O que te incomoda nos diálogos?
Uma das coisas que mais me incomoda nos diálogos é a falta de personalidade nas falas. Um mestre ancião falando do mesmo jeito que um malandro, entende?
Quando existem muitas descrições entre o dialogo, sem relação nenhuma com ele, o tédio me invade. Acho que isso é o pior!!!!! (hehe)
Ótima postagem ;]
Hahaha verdade, Efra! E o pior é quando tentam compensar isso com os advérbios. “disse ele malandramente”. rs
Abraços e obrigado!
Ri do início ao fim com essa sua postagem Thiago.
Não tinha prestado atenção nessas partes do texto e eu concordo com você nas múltiplas exclamações e nos diálogos quebrados, ninguém merece. Eu fico torcendo, quando encontro um, pra acabar logo. É muito chato.
=D
Hahahah que bom que gostou 😀