Atualizado em 2022
Músicas instrumentais fazem parte do meu dia a dia desde a adolescência. Quando comecei a jogar RPGs em videogames, minha vida musical mudou.
Não sou um estudioso de música. Apenas sei o que gosto e o que não gosto, então não vou entrar em detalhes sobre qualidade sonora, composições ou outro tipo de papo técnico. Essa é uma lista pessoal e subjetiva.
Se você gostar e quiser apoiar o artista, mostre seu amor com a carteira e a voz — compre e divulgue para o mundo.
Tabletop Audio
Várias músicas ambiente voltadas para RPG, fantasia e ficção científica. A qualidade é excelente e tem variedade pra diversos temas, como Nave Steampunk, Dragão Dormente e Caverna do Goblin. O site já possui 78 composições, e a lista está sempre crescendo.
Post-rock
Post-rock é uma espécie de rock instrumental, com influências de jazz e música eletrônica. As músicas e bandas são bem variadas e há estilos para todos os tipos de leitura ou tons da cena que estiver escrevendo.
As bandas que mais gosto:
- Balmorhea
- Explosions in the Sky
- God is an Astronaut
- MONO
- Dirty Three
- Erudit Stoner (brasileiro!)
Sugiro procurar por outras no canal World Has Post Rock, meu preferido.
Mixes
Há vários mixes de músicas no Youtube, com horas com trilhas de filmes, séries e games. Fantástico.
Shadow of the Colossus
Um dos melhores jogos de todos os tempos também tem uma das melhores trilhas. A música de combate contra os colossos é demais. Ótima para ler/escrever cenas de ação e conflito.
Gris
Achei esse jogo por acaso, procurando por trilhas de RPG. São composições calmas e nada intrusivas. Acho ótima pra construção de mundos, viagens, etc.
Ludovico Einaudi
Nem sei o que dizer de Einaudi. Provavelmente as músicas que mais ouço ultimamente são deles. O álbum Islands contém as músicas “essenciais” do compositor. Recomendo para qualquer hora do dia, qualquer leitura, qualquer escrita.
Final Fantasy Tactics
Jogo e trilha da minha adolescência. Na verdade, recomendo toda a série Final Fantasy como referência musical. Não tem erro.
Yann Tiersen
Assim como Einaudi, recomendo Tiersen para qualquer momento.
Mozart
É incrível o quanto as músicas de Mozart me relaxam e ajudam minha concentração. Gosto de muitas composições clássicas (e não, quase não sei diferenciar um artista do outro hahaha), mas as do Mozart são as que mais ouço.
Hans Zimmer
Se você não conhece Hans Zimmer, saiba que perdeu [insira sua idade aqui] anos de vida. Sério, o cara é o Midas da música. Tem trilha pra tudo quanto é humor.
Immediate Music
Immediate Music é um grupo que faz músicas para filmes, trailers, teasers e afins. Eles também compilam as músicas e lançam em álbuns. São músicas épicas, a maioria com pegada “medieval”. Ótimo pra ler fantasia, guerras e grandes sagas.
Two Steps From Hell
No mesmo estilo de Immediate Music.
Outras menções nesse estilo:
- X-Ray Dog
- Audiomachine
- Brand X Music
- Epic Score
O Senhor dos Anéis (compositor: Howard Shore)
Dispensa comentários.
Child of Light
Essa é uma das minhas trilhas favoritas de todos os tempos, sem dúvida, sem comparações. Música linda, poderosa, cheia de emoção. Momentos de batalha, momentos sentimentais, momentos épicos. Obrigatória, assim como o jogo.
Octopath traveler
Minha favorita atual. Músicas lindas e atmosféricas.
Como disse antes, é uma lista bem pessoal. Além desses, tem mais coisa, mas não ia ficar legal fazer uma lista com 500 vídeos. Eu acho.
Eu vivo pelas redes sociais e pelas internets caçando novas trilhas, então quais você costuma ouvir? Compartilhe aí nos comentários pra eu aumentar meu repertório!
Que legal Thiago! Adorei as músicas! Nunca imaginei que teria algo como “6 Hours of The Best Epic Inspirational Music”, hehehe… Muito bacana! As trilhas de jogos me lembraram “God of War”, as músicas são muito boas! Ainda mais quando viciamos no jogo (faz tempo…) e acostumamos com a música, fica ainda melhor. Eu costumo escrever ouvindo sons ambientes, gosto bastante de “Dan Gibson’s Solitudes”, tem de vários temas, floresta, pássaros, chuva, etc. Ouço no Spotify =)
Abraço!
CarinaPilar.com | …e a paixão pelos livros!
Oi, Carina! Não sabia que você também curtia games hahaha.
Também gosto muito de sons ambiente, tipo os do Tabletop Audio!
Estou escrevendo essa resposta ouvindo o Solitudes. Adorei, valeu pela recomendação! 😀
Abraços
Boa, Thiago! Vou dar uma olhada com calma nas suas sugestões.
Eu adoro rock, mas não consigo escrever/revisar com nada muito agitado e muito menos com músicas que acompanham vocais.
Ultimamente minha trilha sonora tem sido mais o Medwyn Goodall, alguma coisa mais antiga do Gandalf, Meav e Tangerine Dream…
[]s,
Oi, Camila! Ah, sem dúvidas: a música tem que ficar no fundo, sem interferência, só ditando o clima. Vocais, nem pensar.
Não conhecia nenhuma dessas, vou escutar! Obrigado pela recomendação 😀
Abraços
Rapaz, que interessante a sua lista.
Como você disse, é uma lista bem pessoal, porém, se você foi criado jogando RPG, acaba convergindo um pouco nos gostos, o que é muito dahora! Te recomendo ae a trilha sonora de Persona4 (é mais animada) e de Xenoblade, são muito bacanas. O canal da candyrat é uma boa pedida se você curte violão instrumental, tem muito artista bom por lá.
Bom, é isso.
Grande post e ótimo trabalho como sempre.
Sucesso.
Fala, Thiago! É verdade, apesar de o gosto específico dos jogos variar, a paixão pelo tipo de trilha é a mesma.
Do Persona 4, a única música que eu conhecia era Reverie. É muito boa, mas nunca pensei em procurar outras do game. Vou fazer isso! E do Xenoblade eu nunca procurei porque sei que ficaria com uma vontade enorme de jogar hahaha. Mas farei isso agora!
Além disso, agradeço por me mostrar as músicas do Estúdio Ghibli, daquela vez pelo Twitter.
Abraços e muito obrigado por mais uma visita.
Tava precisando mesmo de umas trilhas novas pra ouvir no ônibus. Child of Light parece um jogo muito lindo. Digo “parece” por que ainda não joguei nenhum game dessa nova geração. Parei no PS One e de lá pra cá só fico nos gameplays, esperando ansioso a hora de ter um console chegar.
Uma das minhas trilhas preferidas é a do jogo Journey, de PS3 e 4. O jogo emociona! Vai do êxtase à depressão e a trilha sonora completa essa onda louca que pode mudar de ritmo a qualquer momento. Recomendo!
Fala, Marco!
Child of Light me lembra muito os games dessa época. Achei um dos melhores jogos atuais, vale a pena!
Todo mundo fala do Journey, queria ter tido a oportunidade de jogá-lo (jogo no PC). Vou conferir a trilha, obrigado pela sugestão!
Abraços
Eu pessoalmente me sinto muito inspirada ao ouvir k-pop. Por ser um estilo (se é que podemos chamar assim) abrangente e que tem diversos gêneros musicais eu tenho diferentes playlists. Uma é com musicas ballads (lentas, para climas mais tristes ou românticos), outra com músicas divertidas e outras com músicas mais pesadas (k-rock). Como eu também enjoo com o tempo das músicas é bom que todo mês tem músicas novas para ouvir.
Dizem que música com letras e vocais tira a atenção, mas como eu não entendo coreano (só o inglês que tem em algumas partes) eu nem presto atenção, acontece é de eu ficar mergulhando nas minhas ideias enquanto ouço a música. Eu não sei, acho que músicas com letras me ajudam a imaginar diálogos, enquanto música sem letras me ajudam a imaginar cenas.
De vez em quando eu procuro remixes ou instrumentais das músicas quando eu preciso focar mais na descrição do que no diálogo. Recentemente eu venho escutando bastante a música Shoot Me do DAY6, tanto o instrumental quanto à letra.
Pingback: Eric Novello: 5 coisas que aprendi escrevendo Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues - Thiago d'Evecque
Pingback: Guia de Sobrevivência ao NaNoWriMo - Thiago d'Evecque