Você está visualizando atualmente Refúgios criativos: criando um pouquinho de paz no meio do caos

Refúgios criativos: criando um pouquinho de paz no meio do caos

É normal sentir ansiedade quanto se tem mil coisas pra fazer. O problema é quando ela se torna sufocante e te paralisa. Aí você não sabe qual livro ler, qual história escrever, qual desenho começar, qual vídeo assistir, qual ideia perseguir.

Essa ansiedade pode aumentar quando você absorve negatividade demais. E as redes sociais são ótimas pra isso. É fácil se deixar levar por quem diz o que não é possível (tudo é impossível pra quem não faz nada), ou se perder no meio de tanta notícia horrível e comentários que te fazem perder o pouquinho de fé que você ainda tinha na humanidade.

Por isso eu acho importante criar um refúgio criativo. Um cantinho no seu computador, em um caderno, no seu quarto, em uma cortiça, qualquer lugar, onde você pode se isolar de todo o apocalipse externo e se concentrar no que te inspira.

O refúgio serve para você direcionar o foco para onde importa: sua escrita, sua arte, seu trabalho, seus hobbies, qualquer coisa que deseja criar, fazer, ou se concentrar um pouco.

Como montar um refúgio:

  • Colecione citações favoritas em algum lugar (recomendo Google Keep, OneNote ou algum caderno físico). Não importa o tema delas, contanto que façam sentido pra você e te inspirem.
  • Crie uma lista de inspiração com todos os filmes, livros, desenhos, vídeos, podcasts e obras capazes de te colocar de volta nos trilhos de tão incríveis que são.
  • No Youtube, crie uma playlist com vídeos que te motivam a perseguir seus objetivos. Faça o mesmo no Pinterest, criando um álbum só com imagens assim.
  • Sempre passe seus grifos e passagens marcadas de livros para o refúgio (novamente, faço isso no OneNote). Ler minhas frases de ficção preferidas sempre me deixa no clima para escrever.
  • Se gosta de criar coisas, como escrever ou desenhar, ainda que seja apenas como passatempo, faça um pequeno texto com a sua missão e suas regras. O que pretende alcançar com a escrita? Qual seu objetivo? Por que você resolveu escrever? Quais regras inquebráveis você criou para si e para o seu trabalho? Mesmo que seja um hobby, é legal ter uma visão dessas.
  • Sempre deixe seus artigos favoritos, que mexeram com você, salvos em algum lugar. Pode ser nos favoritos mesmo (mas eu, adivinha só, uso o OneNote). Leia algum deles quando as coisas estiverem ruins.
  • Tenha uma lista de pessoas cujo trabalho motivam você. Pense no que elas estariam fazendo agora, leia algumas páginas das obras delas, ou até mesmo mande um oi.
  • Converse com um amigo com os mesmos objetivos que você, ou alguém que entende o que você deseja alcançar. Nada como colocar os temores para fora e receber um apoio na direção certa.

Se tiver mais ideias para o refúgio, coloque-as em prática (e deixa um comentário com essas dicas novas aí).

Deixe um comentário