Continuação do meu resumo da Masterclass do Dan Brown — Escrevendo thrillers.
7) Criando uma história do zero
-
- Dan Brown faz um brainstorming e planeja um thriller usando as lições passadas até aqui.
8) Criando suspense
-
- A melhor maneira de criar suspense — assim como usar qualquer outra técnica — é lendo obras de escritores que você gosta e vendo como eles fazem.
-
- Adicione algum tipo de perigo iminente para o personagem, em que o tempo é um fator fundamental e está acabando (contagem regressiva). Não deixe ele ter um mês para resolver um problema — faça com que ele tenha apenas algumas horas, ou algo terrível acontecerá.
-
- Monólogos internos. Personagem com mau pressentimento, sensação de que algo vai dar errado a qualquer momento. As preocupações do personagem também preocupam o leitor.
-
- Coloque algum segredo misterioso no passado do personagem que ainda pesa nas suas decisões e reações atuais.
-
- Antagonista secreto agindo por trás das cenas.
-
- Linhas narrativas paralelas criam suspense, principalmente pela antecipação de quando e como elas irão se cruzar.
-
- Reduza o tempo em que a história transcorre (se os acontecimentos levam duas semanas, corte para apenas uma).
-
- Procure começar capítulos no meio da ação (in media res). Pode ser algo pequeno, como o personagem preocupado com algo, nervoso, ansioso.
-
- Termine os capítulos em cliffhangers. Atrase a resolução.
-
- Retenha informações importantes do personagem e deixe para revelá-las mais adiante. Adie as respostas.
-
- Use flashbacks para criar promessas irresistíveis ao leitor e aguçar a curiosidade sobre o que aconteceu no passado.
-
- Use pequenos “ganchos” (pulses), como frases de apenas uma linha, para lembrar o leitor de algum perigo, situação ou informação.
Ex: O assassino ainda me esperava atrás da porta.
9) Escrevendo capítulos e cenas
-
- Comece o planejamento com apenas uma frase que mostra o propósito do capítulo, o porquê dele existir. Matar um personagem, revelar certa informação, o personagem tentando completar um objetivo. Pergunte-se: “Sobre o que é esse capítulo?”
-
- Depois disso, divirta-se com o capítulo. Insira diálogos, descrições e exposições. Você já sabe onde precisa chegar, só resta descobrir/inventar como vai chegar lá.
-
- Não revele ao leitor todas as informações de uma vez. Mantenha segredos para conduzi-lo ao próximo capítulo. Deixe o personagem reagir a coisas e estímulos sem mostrá-los ao leitor.
-
- Escritores precisam conhecer e fazer bom uso do espaço negativo. São os momentos mais calmos da história que preparam o caminho para os momentos mais intensos. São as conversas que revelam caracterização, exposição, monólogos internos, detalhes que fazem o leitor se aproximar e se importar com o personagem. É quando há uma pausa para recuperar o fôlego antes de ação continuar. [Essas são as cenas de “reação”, mas Dan Brown usou outro nome.]
-
- Encurrale os personagens constantemente e force-os a criar uma saída.
-
- Crie obstáculos e desafios para o personagem que sejam interessantes para você — físicos, intelectuais ou criativos. O seu entusiasmo vai transparecer na escrita.
10) Escolhendo e usando pontos de vista
-
- Escolha somente um personagem pdv por cena e mantenha-se nele até o final. Não “troque de cabeça” no meio da cena, mostrando os pensamentos de vários personagens. Isso tira o leitor da história e faz se ele se afastar dos personagens, sem se conectar a nenhum.
-
- Dan Brown geralmente escolhe o ponto de vista do personagem:
1 – que tem mais a perder
2 – que não tem todas as informações e precisa aprender algo
-
- No 1, a cena se torna mais visceral e cheia de suspense. No 2, é mais fácil de inserir exposições e criar perguntas que também são as dúvidas que o leitor tem.
-
- Teste pdvs diferentes. Se estiver em dúvida entre vários personagens, escreva a mesma cena do ponto de vista de cada um deles e veja qual prefere.
-
- Use o ponto de vista para esconder informações. Se o personagem souber de algo que o leitor não deve saber no momento, mude o pdv para manter o suspense.
-
- Estabeleça o mais cedo possível de quem é o ponto de vista para o leitor, para a cena não ficar confusa.
-
- Mude o pdv para revelar informações sobre o personagem ou sobre algum assunto que o pdv normal não poderia (ou seria improvável/forçado).
11) Exposição e diálogo
-
- Use os 5 sentidos para mostrar ao leitor o que ele precisa saber, em vez de contar. Descreva detalhes como os personagens os perceberiam.
-
- Mantenha a prosa transparente, simples. Faça o leitor esquecer que está lendo. Preocupe-se apenas em ser acessível e comunicar a história da melhor maneira.
-
- Deixe os flashbacks claramente definidos na cena. Não confunda o leitor com os tempos narrativos — se entrar em um flashback, deixe bem claro que o está fazendo.
-
-
-
- Uma sugestão é usar o pretérito mais-que-perfeito (simples ou composto) para estabelecer o flashback suavemente, partindo então para o pretérito perfeito ou imperfeito (ou a narrativa normal do seu livro). Quando o flashback acabar, lembre-se de avisar o leitor com algum comentário que fixe o tempo de volta.
-
-
-
- Dan Brown gosta de usar o tempo verbal no presente para falar sobre fatos, como descrição de lugares. Passa para o leitor a sensação de que aquilo é real e imediato.
-
- Insira a exposição de maneira interessante e divertida. Procure jeitos diferentes de passar a informação. Se possível, revele detalhes sobre o cenário e sobre o personagem.
-
- Cada personagem deve ter, em seu diálogo, suas próprias características, intenções, pontos de vista. O diálogo deve ser específico para cada um — idealmente, apenas uma frase solta identifica seu locutor porque ela contém características únicas.
-
- Cada diálogo é movido por uma motivação. Pense no porquê do personagem estar falando algo. O que ele realmente quer? Ele é direto ou manipulativo? Frio ou engraçado? Irritado ou controlado?
-
- Movimentar os personagens fisicamente na história, em vez de deixá-los parados conversando, dá a sensação de fluidez e ritmo.
-
- Intercale a exposição e a narrativa com diálogos para evitar paredes de texto, que cansam a leitura.
12) Edição e reescrita
-
- Releia o texto como se fosse o seu leitor. Imprima ou use um Kindle e mude seu ponto de vista.
-
- Dan Brown edita o texto com diferentes cores. O texto em vermelho é o que mais precisa de trabalho, e o preto é o texto final. O objetivo é editar até tornar todo o livro preto. Use também uma cor para passagens em que está indeciso, como amarelo ou azul.
-
- Editar em excesso é uma forma de procrastinar e pode arruinar uma história. Procure um equilíbrio entre aparar as arestas mas sem alterar demais a magia original do livro.
13) Protegendo o seu processo
-
- Seja gentil com a produção e inflexível com o processo. Não se castigue pela quantidade de palavras escritas ou até pela qualidade delas; seja agressivo somente com o seu compromisso com o processo. Sempre cumpra a rotina que estabeleceu para o trabalho.
-
- Minimize as distrações. Se a internet for um problema, escreva offline. Anote os detalhes que precisam ser pesquisados e deixe-os para depois da escrita.
-
- A cura para o bloqueio de escrita é escrever. Se não souber como continuar a história do jeito certo, escreva a coisa errada. Escreva errado até encontrar o caminho certo.
-
- “Ouse ser horrível”. Não tenha medo de escrever mal. Escrever bem não precisa ser de primeira; é uma questão de revisão. Ninguém precisa ler o que está criando até você decidir.
-
- Tenha uma meta de horas para escrever, e não de palavras. Em dias bons, você não precisa parar quando alcançar sua quota — continue até o fim do horário estipulado. Em dias ruins, você pelo menos firmou o compromisso com o processo.
-
- No fim do dia, prepare o seu manuscrito para o trabalho no dia seguinte. Deixe tudo pronto para começar a escrever com menos esforço, como se já tivesse aquecido. Comece uma frase do próximo capítulo (ou próximo parágrafo, etc) e deixe pela metade, para continuar no próximo dia.
-
- Faça pequenas pausas para se movimentar. Qualquer tipo de exercício estimula a criatividade e refresca o pensamento.
-
- Um exercício criativo para desempacar é pegar a última cena que escreveu, anotar todos os personagens que NÃO aparecem nela e descrever brevemente o que eles estão fazendo fora das páginas.
Espero que tenha gostado desse resumão e ficado com vontade de conhecer a Masterclass. O conteúdo é muito mais amplo e melhor explicado.
Se tiver algo a acrescentar, é só deixar nos comentários.